Quase uma semana depois da retomada do horário eleitoral para o segundo turno das eleições, os candidatos ao cargo de governador do Estado voltaram a veicular seus programas na TV e no rádio nesta quinta-feira. Os dias sem participação na propaganda eleitoral gratuita fizeram parte de um acordo entre as candidaturas de Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).
Com cinco minutos, cada postulante ao Palácio Piratini pode apresentar as propostas, e nesta primeira participação, após o primeiro turno, os dois preferiram agradecer aos eleitores pelos votos recebidos. O primeiro a ter espaço foi Onyx, seguido de Leite.
Onyx Lorenzoni (PL)
O candidato destacou os 2,3 milhões de votos recebidos no Estado, que para ele, representam “a esperança na transformação do Rio Grande”. Agora, neste segundo turno, Onyx também disse ter mais tempo para explicar melhor o que vai fazer caso eleito.
O candidato afirmou que a população terá “um governador e uma primeira-dama de verdade”: temos a consciência que temos responsabilidade gigante para transformar vidas, temos que servir as pessoas, ter humildade e andar pelo estado, ouvir as pessoas, buscar soluções em conjunto para poder resolver as dificuldades regionais e do Estado.
Uma questão levantada esteve relacionada às pesquisas eleitorais. Onyx disse que as pesquisas não erraram, mas “tentaram manipular o voto dos gaúchos“.
Eduardo Leite (PSDB)
Leite também dedicou os primeiros minutos para agradecer aos eleitores. “obrigado a ti que me honrou com teu voto e não se rendeu, e votou pensando no rio grande. Obrigado a ti que me recebeu com carinho, na tua cidade, no teu bairro, na tua casa”.
Sem candidato de seu partido concorrendo à Presidência, Eduardo Leite tentou buscar apoio dos gaúchos independente de quem eles vão votar para presidente: Não sei tu se do outro lado é Lula ou Bolsonaro, mas o que eu sei é que todos nós vamos cantar e lutar juntos pelas nossa querência amada.
Na sequência, ainda tocou a música “Querência Amada”, do Teixeirinha, a qual Leite disse traduzir a essência e o significado verdadeiro de ser gaúcho.